+

11 novembro 2005

Os velhos

Sei que com esta posta vou parecer intolerante, preconceituosa e até mesmo má, mas tentem compreender, isto é o meu dia-a-dia, e as situações não se alteram muito.
Ando todos os dias de autocarro. Os que servem a minha zona já têm mais de 15 anos (ainda me lembro deles novos!) e todo o peso dos kilómetros que percorreram... cheiram mal, os bancos são casa permanente de todo o tipo de bactérias dinossáuricas, as janelas bassas e as portas já só manualmente fecham. As pessoas que os frequentam são... os velhos. Hoje reparei que num autocarro preenchido a metade, eu era a única que tinha menos que 50 anos... sem exagero, meus caros. E temos aqui o começo da desgraça...
Um autocarro cheio de idosos é tipicamente um autocarro... fechado!! Completamente fechado!! Janelas, mal eles se sentam, são fechadas, todas, claraboias também e portas, se têm frestas é o fim da macacada e há sempre alguém que vai o tempo todo a reclamar! É tão certo como os impostos!! E não estou a falar só no Inverno... não! Verão também não escapa, Primavera, plena tarde também não! É assim! Mais de 60 anos implica que não se possa ter uma janela aberta, nem que se esteja no outro extremo dela!
A disposição no autocarro é: primeira metade do autocarro, cheia, a apinhar... segunda metade do autocarro... vazia... só com um ou dois jovens que conseguiram passar a primeira metade ilesos! E se uma pessoa com menos de 70 anos resolve sentar-se na primeira metade (já se vê que a razão do enchimento é que os velhos se recusam a andar mais um metro para se sentar mais à larga...)? Eu digo: é o fim da macacada!! Primeiro vêem os olhares fulminantes. Depois o comentar com as comadres que esta geração não tem remédio, que no tempo deles é que havia respeito. Depois é o debate aberto a toda a população idosa sobre aqueles jovens que têm saúde e força nas pernas e que deviam dar lugar aos mais velhos. Aí o visado claro que já não aguenta mais... levanta-se e diz à velhinha que se pôs mesmo em cima dele, apesar de logo a seguir haver um espaço livre "pode sentar-se!..." ao que a velhinha responde " Ah, não meu filho, deixe estar... está bem, Deus lhe pague!" e o visado se senta num dos 20 bancos livres mas mais atrás!
E depois há os "habitués". Esses é que são impossíveis! São velhos que têm o lugar marcado. Sentam-se sempre no mesmo lugar. Sempre. Sempre. Dizem que é o melhor lugar, que as velhas pernas deles não aguentam que têm que ter aquele lugar mas se for o logo ao lado, não, não pode ser!! Tem que ser aquele! Chegam à situação macaca de o autocarro estar vazio, mas se aquele lugar está ocupado, eles passam o percurso todo em pé!! Claro, a reclamar, a mandar vir, a gritar (incrível, têm sempre força para gritar!). A sério! Já vi essa situação várias vezes!! Não se detêm perante nada, nem perante os mais velhos ainda. E se se encontram dois habitués do mesmo lugar, aí sim, a coisa torna-se feia! Felizmente aparece a minha paragem nessa altura!
E ainda há aqueles velhos mesmo velhos (homens) que acham que podem ir em pé, que aguentam qualquer travagem... então, entram no autocarro, o motorista espera que ele se sente, mas o senhor fica em pé, agarrado ao poste com ar altivo. Então pronto. O autocarro avança. Só que para outra vez, porque entretanto o velhinho cai e há gritos e ordens que o senhor caíu, Ai Minha Nossa Senhora que se matou! E aí, mas só aí, o senhor lá resolve sentar-se a praguejar que o motorista é um bruto e não tinha nada que arrancar daquela maneira... o que vale é que os motoristas são surdos..
E depois, na altura de saírem é uma inquietação. Passam os primeiros 10 segundos a gritar parados (e o autocarro também parado) "Ai espere aí, oh senhor que eu tenho que descer devagarinho!" E desce... devagarinho, e eu percebo, os degraus daqueles autocarros são estupidamente altos... e continua a descer... e a repetir "oh senhor espere aí que ainda não está...". Depois a 5 segundos de estar totalmente fora do autocarro, põe a cabeça para dentro, para e grita "obrigado , oh senhor, mas ainda não feche a porta" e depois, já totalmente fora, cabeça outra vez dentro e "obrigado, oh senhor". E aí, tem q tirar a cabeça rapidamente, que o motorista fecha-lhe a porta no nariz...
Não há paciência. Estes episódios não me aconteceram só uma vez... é sempre!! Sempre!E desculpem se feri susceptibilidades...


Verborreado por Olivia_palito às 17:07 |


« g17a | 10324 » //-->





Ninguém falou em matar velhos!!! Agora, há criancinhas (Sinderela, não leias isto) que parecem apetitosas!!

Posted by Blogger Olivia_palito #  

~Oo°~

É porque nunca me encontraste no autocarro... ter-te-ia dado lugar... quanto aos teenagers, o problema é outro, é pura falta de educação... nunca tiveram uma mãe que lhe dissesse e os obrigasse a levantar perante a situação! Mas se forem chamados a atenção de forma simpática, chegam lá; uma vez eu estava em pé num autocarro apinhado e já estava a sentir-me muito mal, em vias de desmaiar e pedi a um rapazinho se se podia levantar para eu m e sentar que não me estava a sentir bem, mas ele nem acabou de ouvir, levantou-se logo e pediu desculpa... um querido!

Posted by Blogger Olivia_palito #  

~Oo°~

Ó sinderela! Tinhas acabado de ter a criatura quando o JC exclama o quê!? a Rita estava grávida? Vi-a há duas semanas e não se notava nada!... Assim, parece-me perfeitamente natural os jovens teenagers inconscientes não te terem cedido o lugar.

Posted by Blogger electrofracote #  

~Oo°~

Isto é uma maravilha: refila-se com os velhos porque são chatos, com os teenagers porque são mal educados... enfim... lembro-me do que disse o George Orwell: each generation imagines itself to be more intelligent than the one that went before it, and wiser than the one that comes after it. Ou se preferirem, a letra da música Les Bourgeois do Jacques Brel, que afirma: Les bourgeois c'est comme les cochons// Plus ça devient vieux plus ça devient bête. Tenham cuidado, meninos: estão a ficar velhos... daqui a nada já falam sobre as enormes vantagens do vosso tempo...

Posted by Blogger nuno #  

~Oo°~





 © g17a 2005 - Adaptado de Blogger Templates for Blogger