+

20 fevereiro 2006

Zeplin2

Olá caros amigos bloguianos (expulsos ou não)!
Depois de uma temporada (3 semanas) em que fui forçado a estar afastado do blog (é verdade, o servidor do RAL censura o nosso blog!!!, não cheguei a perceber porquê), estou de volta e não queria deixar de partilhar convosco as alegrias das minhas semanas de reclusão. Claro que os méritos não são devidos à minha presença lá, mas gosto de pensar que tive pelo menos alguma influência... :)
Começando pelo principio, para quem não sabe, o zeplin2 é um detector de xenon líquido cujo objectivo é encontrar matéria escura (ou melhor, baixar o limite da procura, porque se realmente encontrar vai ser muito complicado convencer muito boa gente!). O projecto tem tido muitos problemas, quase desde o principio... estes problemas vão desde os técnicos, como problemas de construção, a políticos, como provavelmente acontece em todas as colaborações (e esta nem é muito grande), até à física em si (o projecto inicial baseava-se num princípio físico que afinal não é verdadeiro!). A somar a isto tuda há, desde há ~1 ano, uma grande pressão da entidade financiadora inglesa para que surjam resultados. Isto forçou a que o zeplin2 fosse colocado na mina para funcionar sem que tenham sido feitos todos os testes e estudos que deviam ter sido feitos na superfície...
De qualquer maneira, bem ou mal, o zeplin2 estaria agora pronto para funcionar se não fosse um grande problema técnico que o tem perseguido desde sempre: a pureza do xenon. No zeplin2 (e noutros detectores deste tipo) faz-se a recolha da luz de cintilação e da carga criada pelas interacções. Mas se existirem demasiadas impurezas no xenon irão absorver a maior parte da luz e da carga... Só para vos dar uma ideia, as simulações do detector previam uma recolha de luz de ~1.1 fotoelectrões por cada keV depositado, e nos últimos meses não temos passado dos 0.5-0.6. Pior do que isso, a profundidade máxima a que conseguíamos recolher carga era de ~7 microssegundos (com um campo eléctrico de ~0.4 kV/cm), enquanto que o fundo da câmara está a ~80 us, e precisávamos de pelo menos 200 us para fazer estudos decentes!
Este é um plot da pureza nos primeiros dias em que lá estive:

O que se tinha feito para melhorar isto foi instalar um recirculador, que tirava o xenon da câmara e o fazia passar por um sistema de limpeza... Para isso um dos colaboradores americanos construiu uma bomba fantástica (que funcionava por electromagnetes), e que tinha uma grande vantagem: se avariasse não acontecia nada ao xenon porque a bomba era estanque. E ainda bem que era assim, porque menos de 4 dias depois de começar a trabalhar, avariou! :)
E era assim que estavam as coisas quando lá cheguei. Tinha sido decidido experimentar este sistema recirculador sem bomba, só com a "evaporação" natural do xenon a fazê-lo passar pelo sistema de limpeza. Mas uma semana depois, ainda estávamos quase na mesma. Tinhamos passado de ~6us para ~8us, ou seja, a este ritmo ainda íamos demorar uns anos a chegar onde queríamos! E foi então que foi tomada uma decisão crítica: ou experimentávamos outra bomba, que não tinha sistema de segurança, ou o zeplin2 estava morto... E assim, num último estrebuchar, lá instalámos a bomba, comprada a uma companhia japosesa, com todas as intruções de funcionamento em japonês, e que se avariasse abria o detector ao ar e deixava sair o xenon para a atmosfera. O sistema de segurança desta bomba era, basicamente, ter sempre alguém perto para fechar a torneira se as coisas corressem para o torto!
Assim, depois de 4 dias (ninguém esperava que fosse tão rápido!) a fazer turnos (de 24h a partir de certa altura) passámos do que tínhamos para isto!!!:

Digam lá que não é bonito? :) Num dia o detector estava praticamente morto, e passado 4 dias já tínhamos um detector para começar a fazer física! E esta nem é a melhor medida, porque depois que desligámos a bomba a pureza tem vindo a decair progressivamente. Mas chegámos a ter 100 ms!!! :), e mais de 1.5 fotoelectrões recolhidos em luz!!!
Mais tarde ponho aqui o "filme" da evolução da pureza... ;)
Um grande abraço a todos!


Verborreado por Alexandre Lindote às 09:48 |


« g17a | Lagoa da Salgadeira » //-->





Ora aki está alguém muito entusiasmado, muito motivado e até deslumbrado! Era assim que deveriamos estar todos!!!

Posted by Blogger Filipa Balau #  

~Oo°~

Fantástico, chefe!! Fenomenal!!! A melhoria foi mesmo evidente!! Que máximo poder contribuir de forma tão flagrante para a ciência!! Estou orgulhosa de ti!!

Posted by Blogger Olivia_palito #  

~Oo°~

ya.. naquela.. pois, parabens... agora explica-me la isso como se eu fosse muito burro...

Posted by Blogger Ze&Jose #  

~Oo°~

0x(1+1000)=0

Posted by Blogger electrofracote #  

~Oo°~





 © g17a 2005 - Adaptado de Blogger Templates for Blogger