+

23 maio 2005

Movie time 1

Bem, como gosto imenso de cinema, e para quem não conhecia ainda esta minha faceta, aqui vai uma posta bastante suculenta...
Penso de vez em quando começar a dar umas sugestões de filmes que considerei algo bons... eu sei que não é original, e sei que uns e outros ("Les uns et les autres", eis um filme que hei-de falar um destes dias...) vão achar intragável o meu gosto e vão fazer questão de o sublinhar, mas... uma pessoa tem que se submeter a este tipo de provações...

Bem, o filme de hoje:
Na Sexta feira estava eu toda contente a fazer zapping quando me deparei com umas letras de genérico acompanhadas por uma música belíssima, poderosa e bastante conhecida minha... apesar de já ter visto o filme, sem exagero, umas 10 vezes, aconcheguei-me para ver 11ª...
O nome? The End of the Affair, traduzido à letra para "O Fim da Aventura". Do realizador Neil Jordan ("Entrevista com o Vampiro").
Em Londres, durante a Segunda Guerra, uma mulher casada (Julianne Moore) começa uma aventura com um escritor (Ralph Fiennes), pondo fim à mesma sem razão aparente... O filme é constituído por flashbacks constantes e diferentes perspectivas, até que se chega ao terrível evento que põe fim a uma relação cheia de amor e ciúme. Ciúme este não por parte do marido, mas por parte do amante (frase fantástica que aqui aparece: "maridos ciumentos são ridículos, amantes ciumentos são tágicos, são suportados pelo peso da literatura..."), até à catarse do encontro final, onde se juntam marido e amante para combater uma força maior, que às tantas anuncia a sua presença.
Mas apesar de parecer um tema banal, foi pegado com uma grande mestria e beleza, com uma banda sonora fantástica (a cargo de Michael Nyman, o mesmo do "O Piano") e actores fantásticos. Adorei a personagem do escritor, ultra-irónico, céptico e com muito ódio, como nos revela no início do filme...
Já é um filme deveras antigo, de 1999, decerto toda a gente o viu, porém, se não e se tiverem curiosidade mesmo depois das barbaridades aqui ditas, eu tenho o DVD...


Verborreado por Olivia_palito às 17:54 |


« g17a | Académica » //-->





O "Les uns et les autres" é um bocado chato. O "The End of the Affair" nunca vi. O "Entrevista com o Vampiro" é engraçado! Como vês, olívia, sou um critico de cinema bastante lacónico!

Posted by Blogger nuno #  

~Oo°~

Então vê!! :P mas é um bocadito diferente do "Entrevista com o Vampiro"; também demora menos tempo que o "Les uns et les autres"

Posted by Blogger Olivia_palito #  

~Oo°~

também ainda não vi... que venha o DVD

E que tal inaugurares aqui um espaço regular? Todas as semanas escrevias uma crónica sobre cinema!
Esta é uma ideia que já tive há uns tempos... cada um de nós podia escrever crónicas regulares sobre um determinado tema. Outra coisa interessante (esta era boa para o fracote) era um gabinete de aconselhamento sexual... tipo "Diário do G17A"... o que acham? :)
Vão pensando num tema para cada um. Era uma forma de dinamizarmos o blog e ter toda a gente a participar, o que não acontece nesta altura...

Posted by Blogger Alexandre Lindote #  

~Oo°~

Amanhã trago o filme! Farmer, eu não li o livro, decerto que não vais gostar tanto do filme como do livro, mas arrisca, penso que foi bem adaptado... (se fosse por exemplo "A casa dos espíritos" eu dizia-te: foge do filme, nem penses em vê-lo!!)

Posted by Blogger Olivia_palito #  

~Oo°~

pois, mas o "les uns et les autres" não é essa excepção... é um pujante épico de 4 horas, que varre a vida de três gerações com uma constante do "Bolero" de Ravel. Eu adorei, mas por exemplo, o Nuno e a Rita acharam uma seca... tem cenas de uma estética brilhante, como por exemplo 5 minutos de uma coreografia de um bailarino... adjectivo que caracteriza o filme: belo

Posted by Blogger Olivia_palito #  

~Oo°~

marte: obrigada!! :) conseguiste fazer uma rapariga corar...

Posted by Blogger Olivia_palito #  

~Oo°~





 © g17a 2005 - Adaptado de Blogger Templates for Blogger