+

27 fevereiro 2006

Árvore Com Raios de Sol


Árvore Com Raios de Sol
Originally uploaded by nfcastro.

No Jardim Botânico. Mesmo aqui ao lado. Deviamos ir lá mais vezes.



Verborreado por nuno às 20:23 |




Rendez vous


On an August morning in 1978, French filmmaker Claude Lelouch mounted a gyro-stabilized camera to the bumper of a Ferrari 275 GTB and had a friend, a professional Formula 1 racer, drive at breakneck speed through the heart of Paris. The film was limited for technical reasons to 10 minutes; the course was from Porte Dauphine, through the Louvre, to the Basilica of Sacre Coeur.

No streets were closed, for Lelouch was unable to obtain a permit.

The driver completed the course in about 9 minutes, reaching nearly 140 MPH in some stretches. The footage reveals him running real red lights*, nearly hitting real pedestrians, and driving the wrong way up real one-way streets.

Upon showing the film in public for the first time, Lelouch was arrested. He has never revealed the identity of the driver, and the film went underground until a DVD release a few years ago.


O filme está disponível aqui.

* pelo menos 16...


Verborreado por electrofracote às 19:23 |




24 fevereiro 2006

Vaga para arrumador...

...se passarem o teste.


Verborreado por electrofracote às 11:51 |




20 fevereiro 2006

A mulher ideal do Alphace


Acreditem se quiserem, mas é bem verdade!
Andava eu a passear pelas ruas envolventes do Jardim da Babilónia, aquele ali encostado à rua de Sevres, quando me dou de caras com uma grande superfície comercial. Não um "Continente" ou um "Intermarché" mas algo que mais se parecia com o "El Corte Ingles" versão francesa.
Resolvi olhar para a montra para ver o que lá se passava e eis aquilo com que me deparo... Nada mais, nada menos do que a "Mulher Alphace" (mais uma vez se prova que as mulheres francesas fazem a depilação). Aquilo só visto... Era verde por todo o lado...
E esta, hein?


Verborreado por Unknown às 17:43 |




Lagoa Comprida


Lagoa Comprida
Originally uploaded by nfcastro.



Verborreado por nuno às 12:38 |




Um dia na praia



Verborreado por electrofracote às 11:38 |




Zeplin2

Olá caros amigos bloguianos (expulsos ou não)!
Depois de uma temporada (3 semanas) em que fui forçado a estar afastado do blog (é verdade, o servidor do RAL censura o nosso blog!!!, não cheguei a perceber porquê), estou de volta e não queria deixar de partilhar convosco as alegrias das minhas semanas de reclusão. Claro que os méritos não são devidos à minha presença lá, mas gosto de pensar que tive pelo menos alguma influência... :)
Começando pelo principio, para quem não sabe, o zeplin2 é um detector de xenon líquido cujo objectivo é encontrar matéria escura (ou melhor, baixar o limite da procura, porque se realmente encontrar vai ser muito complicado convencer muito boa gente!). O projecto tem tido muitos problemas, quase desde o principio... estes problemas vão desde os técnicos, como problemas de construção, a políticos, como provavelmente acontece em todas as colaborações (e esta nem é muito grande), até à física em si (o projecto inicial baseava-se num princípio físico que afinal não é verdadeiro!). A somar a isto tuda há, desde há ~1 ano, uma grande pressão da entidade financiadora inglesa para que surjam resultados. Isto forçou a que o zeplin2 fosse colocado na mina para funcionar sem que tenham sido feitos todos os testes e estudos que deviam ter sido feitos na superfície...
De qualquer maneira, bem ou mal, o zeplin2 estaria agora pronto para funcionar se não fosse um grande problema técnico que o tem perseguido desde sempre: a pureza do xenon. No zeplin2 (e noutros detectores deste tipo) faz-se a recolha da luz de cintilação e da carga criada pelas interacções. Mas se existirem demasiadas impurezas no xenon irão absorver a maior parte da luz e da carga... Só para vos dar uma ideia, as simulações do detector previam uma recolha de luz de ~1.1 fotoelectrões por cada keV depositado, e nos últimos meses não temos passado dos 0.5-0.6. Pior do que isso, a profundidade máxima a que conseguíamos recolher carga era de ~7 microssegundos (com um campo eléctrico de ~0.4 kV/cm), enquanto que o fundo da câmara está a ~80 us, e precisávamos de pelo menos 200 us para fazer estudos decentes!
Este é um plot da pureza nos primeiros dias em que lá estive:

O que se tinha feito para melhorar isto foi instalar um recirculador, que tirava o xenon da câmara e o fazia passar por um sistema de limpeza... Para isso um dos colaboradores americanos construiu uma bomba fantástica (que funcionava por electromagnetes), e que tinha uma grande vantagem: se avariasse não acontecia nada ao xenon porque a bomba era estanque. E ainda bem que era assim, porque menos de 4 dias depois de começar a trabalhar, avariou! :)
E era assim que estavam as coisas quando lá cheguei. Tinha sido decidido experimentar este sistema recirculador sem bomba, só com a "evaporação" natural do xenon a fazê-lo passar pelo sistema de limpeza. Mas uma semana depois, ainda estávamos quase na mesma. Tinhamos passado de ~6us para ~8us, ou seja, a este ritmo ainda íamos demorar uns anos a chegar onde queríamos! E foi então que foi tomada uma decisão crítica: ou experimentávamos outra bomba, que não tinha sistema de segurança, ou o zeplin2 estava morto... E assim, num último estrebuchar, lá instalámos a bomba, comprada a uma companhia japosesa, com todas as intruções de funcionamento em japonês, e que se avariasse abria o detector ao ar e deixava sair o xenon para a atmosfera. O sistema de segurança desta bomba era, basicamente, ter sempre alguém perto para fechar a torneira se as coisas corressem para o torto!
Assim, depois de 4 dias (ninguém esperava que fosse tão rápido!) a fazer turnos (de 24h a partir de certa altura) passámos do que tínhamos para isto!!!:

Digam lá que não é bonito? :) Num dia o detector estava praticamente morto, e passado 4 dias já tínhamos um detector para começar a fazer física! E esta nem é a melhor medida, porque depois que desligámos a bomba a pureza tem vindo a decair progressivamente. Mas chegámos a ter 100 ms!!! :), e mais de 1.5 fotoelectrões recolhidos em luz!!!
Mais tarde ponho aqui o "filme" da evolução da pureza... ;)
Um grande abraço a todos!


Verborreado por Alexandre Lindote às 09:48 |




18 fevereiro 2006

Lagoa da Salgadeira


Lagoa da Salgadeira
Originally uploaded by nfcastro.

Quanto às fotos do ski, o electrofracote que as mostre!



Verborreado por nuno às 11:56 |




14 fevereiro 2006

Teste

Vamos lá testar o vosso sentido de humor:



Humor ou mau gosto? Mas o mau gosto é relativo, e se é uma caricatura, é suposto ser engraçada, não é? Então não nos podemos ofender... Mas isto é uma caricatura ou uma ofensa directa aos Europeus? Serão as outras caricaturas humor ou uma ofensa directa aos Muçulmanos? Olhem, eu não achei piada nenhuma às caricaturas dos dois lados... mas pronto, não me posso ofender!!!


Verborreado por Olivia_palito às 15:28 |




Encomenda



Será que o rapaz do graffito recebeu hoje a encomenda?


Verborreado por electrofracote às 15:15 |




13 fevereiro 2006

Protesto

Quando se queimam embaixadas pelo mundo por causa de caricaturas (no meio de tantos bons motivos para queimar embaixadas, tinham que ir buscar o pior de todos...), quando os bolseiros continuam bolseiros, quando a fome continua a matar ser humanos, quando até as aves estão engripadas nós, neste blog, indignamo-nos por expulsar quem não posta. Acho mal e não entendo! Chega de discriminação! Porque é que eu, só porque vou mandando umas postas, não posso também ser expulso? É sempre o comuna que é discriminado!


Verborreado por nuno às 21:17 |




expulsao mal concretizada (2)

AVISO:
Estes senhores foram mal expulsos:





Porquê?

Porque sim;
Porque não contribuiam com novas postas;
Porque não comentavam;
Porque não participavam;
Porque isto era uma pasmaceira com, imagine-se, dezasseis autores;
Porque diziam "já não vejo o blog há mais de um mês";
Porque a direcção, sem oposição por parte dos restantes membros, assim quis.

Aos ex-membros indignados é dada a oportunidade de se exprimirem através do sistema de comentários. São livres de o fazer, ninguém os pode proibir. As caras deles continuam no g17a e irão continuar.


Verborreado por electrofracote às 18:53 |




expulsao mal concretizada

agora k fui expulsa e k, supostamente, nao posso fazer posts, aproveito para dizer k nao faz sentido nenhum as fotos dos expulsos continuarem no blog...e as permissoes tb nao...boa continuaçao!


Verborreado por Filipa Balau às 17:27 |




coimbra



Verborreado por electrofracote às 14:43 |




Vendo as Vistas


Vendo as Vistas
Originally uploaded by nfcastro.



Verborreado por nuno às 09:08 |




09 fevereiro 2006

ski...




Verborreado por electrofracote às 10:10 |




08 fevereiro 2006

Reflexos



Como vai esse ski, electrofracote?



Verborreado por nuno às 15:51 |




06 fevereiro 2006

Com as mãos no Faraday



Foto tirada durante a Actividade de Divulgação Científica Faraday & Lenz, que teve lugar na passada sexta-feira, no departamento de Física. A foto foi tirada pelo (electro)fracote na máquina da palito. Eu, como bom jornalista, nem sequer lá estive...


Verborreado por nuno às 19:10 |




Tempus Fugit


Tempus Fugit
Originally uploaded by nfcastro.

Metro de Budapeste. Verão de 2005.



Verborreado por nuno às 11:29 |




01 fevereiro 2006

Parabéns!!!!!

Parabéns ao Panchito
Nesta data querida
Muitas felicidades
Muitos anos de carecadaaaaaaaas!!!

Parabéns Pancho!!! :)


Verborreado por Olivia_palito às 18:14 |




1427

Ontem foi o primeiro dia* do novo ano 1427, ou seja, 1 de Muharram de 1427. Os muçulmanos usam um calendário lunar de 354 dias, com 12 meses de 29 ou 30 dias intercalados. A contagem do tempo começa com a Hégira - a fuga de Maomé de Meca para Medina, em 16 de julho de 622. O mês começa quando o crescente lunar aparece pela primeira vez após o pôr-do-sol. Tem cerca de 11 dias a menos que o calendário solar.

Os xiitas, numerosos no Irão e no Sul do Iraque, comemoram nos primeiros dez dias do novo ano as festividades fúnebres de Ashura, celebrando o martírio de Hussein, neto do Profeta Maomé.

* Acho eu...


Verborreado por electrofracote às 10:03 |




^



 © g17a 2005 - Adaptado de Blogger Templates for Blogger